Para ajudar você a saber se está preparada para a oportunidade que sempre
desejou, a profissional Coach, Sibeli Borba, traz algumas reflexões que podem ser
extremamente importantes para a sua vida.
Antes de tudo, peço a sua permissão, leitor(a), para iniciar o texto com uma pergunta que creio ser
uma das mais importantes na vida de qualquer pessoa: Você está preparada(o) para a oportunidade
que tanto desejou?
Permita-se a um momento de reflexão. Pense!
Suponhamos que há anos você aguarda uma oportunidade. E essa oportunidade pode ser de qualquer
natureza: aquela promoção almejada no seu trabalho; uma bolsa de estudos num curso que você sonha desde a adolescência; a escolha por seu nome em um processo seletivo; o seu projeto ser aprovado por aquela comissão rigorosíssima; enfim, a oportunidade da sua vida.
Mas para que isso aconteça efetivamente você terá de passar pela última etapa, a qual consiste em você responder algumas perguntas que chancelarão ou não o resultado tão esperado. E, por incrível que pareça, tecnicamente você está totalmente preparada para abraçar a sua vaga, este é o seu momento! E você está preparada, pois estudou todas as possibilidades de questionamentos.
Certamente, a vaga já é sua!
Entretanto, para sua surpresa, você se depara com um profissional que está mais interessado em saber sobre o tipo de pessoa que você é do que propriamente sobre os assuntos ligados aos roteiros comuns de avaliação. Imediatamente você desenvolve certa estranheza em relação à decisão da pessoa que
está com você, mas está segura devido ao fato de você se sentir muito preparada. Eis, então, que, sentados em uma sala pequena, surgem as duas primeiras perguntas:
– Ao longo desses anos, como você conduziu a sua vida? Peço que conduza sua resposta baseada no que acredita ser a sua missão de vida.
– Você se orgulha de ter se contentado com os resultados que tem hoje? Peço que conduza sua resposta baseada em todas as oportunidades que você teve e desaproveitou.
Após um momento de pausa e/ou, não raro, desconforto, assim como eu, a primeira vez, você responderia “eu não sei” ou “eu nunca pensei sobre isso antes”.
Por alguma razão, vamos conduzindo nossa vida sem nos preocuparmos com simples perguntas que fazem toda a diferença na forma como somos vistos e compreendidos durante a nossa existência.
Muitas vezes, apenas em momentos cruciais como o acima descrito é que tomamos consciência da importância dessas reflexões e de termos essas definições bastante claras em nossa vida. Certo é que grande parte das pessoas ainda não tem claro a sua própria missão.
Assim, sem conseguir elaborar uma resposta que permitisse você abraçar a oportunidade da vaga já nas primeiras perguntas, eis que são lançadas outras perguntas:
– Você vive uma vida com propósito?
– O que te move?
– Qual é o maior motivo de sua existência?
– O que os seus resultados falam sobre você?
Provavelmente aqui você já tenha conseguido dar uma resposta mais consistente e/ou imediata, – ou não -, e suponho que ela tenha muito a ver com tudo o que você valoriza, cuida e ama. É possível que aqui você tenha percebido que passou boa parte dos seus dias submetida a uma rotina pouca planejada, com pouco ou nenhum propósito, – ao menos que estivesse claro -, e que pouco priorizava aquilo que é mais importante para você. Portanto, com esta metáfora, proponho-te observar verdadeiramente o seu entorno. Perceba quanto tempo da sua vida você passou evitando dores, mudanças, desconfortos, novas rotinas ou oportunidades. E mesmo assim você quer ter sucesso! Entretanto, na maioria das vezes, jamais fomos a pessoa que deveríamos ser para alcançar o nosso próprio sucesso.
Pense em quantas vezes você quis ter sucesso, mas nada fez para que isso acontecesse. Então você desistiu!
Para ter sucesso, antes de tudo, é preciso ter um propósito. Como alcançar o sucesso sem sabê-lo? É preciso encontrar algo que lhe inspire, que ecoe positivamente dentro de você, que lhe desperte
desejos e cada vez mais vontade de viver e vencer. Importante ressaltar que não é preciso que você se preocupe em descobrir o seu propósito imediatamente; ele pode ser qualquer um. Crie-o, invente-o, elabore-o, mas tenha um propósito; algo que te motive a caminhar na direção da sua própria felicidade ou também daqueles que mais lhe importam.
Creio que um propósito que possa lhe motivar seja o de que você se torne ‘a melhor versão de si mesmo’. E, ao buscar a sua melhor versão, você estaria vivendo definitivamente uma vida pautada no amor e no respeito por sua própria existência.
Neste caso, certamente, você jamais teria dúvida sobre as suas respostas ao entrevistador, pois elas emoldurariam uma vida feliz e repleta de realizações.
– Sim, isso mesmo, a vaga é sua!
APRENDIZADOS E INSIGHTS:
– Se for para duvidar, duvide da incapacidade de conseguir!
– Seu sucesso aumenta na mesma proporção do seu empenho!
– Se for para começar, comece acreditando que você é capaz e que o impossível não existe.
– O presente é o único tempo que você tem.
– Encontre um propósito e faça dele o seu melhor motivo.