Sobre

Conheça Sibeli Borba

Sibeli Cardoso Borba Machado

Professora universitária, Mestre em História do Tempo Presente, Analista comportamental e Coach de vida, carreira e negócios.

Sibeli Cardoso Borba Machado é Master Coach especialista em Coaching de Vida, Carreira e Negócios. É Master Trainer, Palestrante, Professora Universitária, Analista Comportamental, Autora e Empresária.

É uma apaixonada por pessoas e tem como propósito de vida auxiliar pessoas a viverem a sua melhor versão. Com uma vasta experiência no relacionamento com pessoas em diversas organizações, ela tem despertado e ajudado muitos indivíduos a alcançarem os objetivos pessoais e profissionais, além de protagonizarem sua própria vida.

Possui as Formações de Master Coach, Master Trainer, Executive & Business Coaching, Professional & Self Coach, Life Coach, Leader Coach, Analista Comportamental e Analista 360° pelo Instituto Brasileiro de Coaching – IBC, com certificação e reconhecimento internacional de cinco renomados institutos de Coaching: Behavioral Coaching Institute, International Association of Coaching, Global Coaching Comunnity, European Coaching Association e Center for Advanced Coaching. É Life Coach também pelo Instituto VT. É Mestre em História do Tempo Presente, Especialista em Gestão de Acervos Históricos e Bacharela e Licenciada em História.

Tem experiência de mais de 15 anos como Professora, Diretora de Pesquisa e Extensão e como Coordenadora Pedagógica em diversas Instituições de Ensino. Teve sua dissertação de Mestrado premiada em nível nacional como um dos dez trabalhos acadêmicos mais relevantes na área de Políticas Públicas Culturais pelo Ministério da Cultura, no ano de 2010. A mesma pesquisa foi contemplada, posteriormente, por um edital estadual que a tornou o livro “Maracajá em Foco”.

Em 2017, publicou em Coautoria o livro “Coaching para a Vida” pela Literare Books e, pela mesma editora, o livro “Coaching – Mude seu Mindet para o sucesso” (no prelo), que será lançado em 2019.

Além de vasta experiência acadêmica, atuou por mais de 20 anos em áreas administrativas em empresas de segmentos variados no extremo sul catarinense. É especialista nas áreas de Cultura, Educação, Gestão e Coaching. É proprietária da empresa Sibeli Borba Coaching.

Missão

Visão

Valores

Contribuir no autodesenvolvimento e na formação de indivíduos capazes de realizar com excelência os seus planejamentos de vida e projetos profissionais.
Ser reconhecida regionalmente como empresa que desenvolve com excelência o Método de Coaching e auxilia significativamente nos resultados positivos de pessoas e organizações.

Atitude – Consciência positiva – Criatividade – Comprometimento – Motivação – Autenticidade – Excelência – Inovação – Ética

Especialidades

Coaching de Vida

Coaching de Carreira

Coaching de Negócios

Formação acadêmica

Mestre, História

Universidade do Estado de Santa Catarina
2008 – 2010

Especialista, História

Universidade do Sul de Santa Catarina
2009 – 2011

Bacharela e Licenciada, História

Universidade do Sul de Santa Catarina
2004 – 2007

Especializações

Life Coach pelo Instituto VT

Profissional & Self Coach pelo IBC

Leader Coach pelo IBC

Business & Executive Coaching pelo IBC

Master Coach pelo IBC

Master Trainer pelo IBC

Analista e Consultora em Análise Comportamental licenciada para aplicar Software Coaching Assessment em pessoas, equipes e organizações pelo IBC

Analista e Consultora 360º da metodologia Feedback 360º e licenciamento para Software de Avaliação 360º do IBC

Experiência

Profissional Coach com especialidade em Coaching de Vida, Carreira e Negócios

SIBELI BORBA COACHING
até o momento
Santa Rosa do Sul, SC

Diretora de Pesquisa e Extensão – Coordenadora Pedagógica de Curso

Faculdade do Vale do Araranguá- FVA
 – 4 anos 11 meses
Araranguá e Região, Brasil

Gerente Administrativa

Rede de comunicações Amorim LTDA EPP
 – 1 ano 6 meses

Docente de ensino superior

Faculdade do Vale do Araranguá
 o momento
Araranguá

Coordenadora Pedagógica

Instituto de Educação Vygotski
 – 7 meses
Sombrio

Professora

Instituto de Educação Vygotski
2 anos 9 meses

Minha inspiração para me tornar Coach

A expressão “Missão de Vida” pode ser compreendida de várias formas. Na maioria das vezes, o termo intimida por parecer costurado de complexidade e desafios. Nesse sentido, pode gerar para muitas pessoas intimidação, dúvida, medo, receio de uma decisão, das escolhas. Por outro lado e de maneira bastante simplificada, e expressão “Missão de vida” representa um caminho; um sentido; um motivo para a ação; um bem-fazer; um jeito que adotamos para compreender as coisas, para agirmos e vivermos nossa vida, e é sobre esse segundo jeito de compreender a “Missão de Vida” que eu quero falar.

Descobrir sua missão nada mais é do que você reconhecer quais são os seus talentos e começar a utilizá-los positivamente a serviço do bem e das pessoas. Quando esses talentos passam a ser reconhecidos e praticados você acaba encontrando o seu propósito de vida; aquilo que você faz bem; que gosta; ao qual você se propõe verdadeiramente, e ao encontrá-lo, acaba tendo a oportunidade de fazer com que seu propósito de vida se torne a sua profissão, a sua fonte de recursos financeiros e a sua melhor forma de vida.

Tudo isso foi o que eu senti ao perceber que as pessoas buscavam em mim inspiração, segurança e orientação profissional para tomar as suas melhores escolhas. Como professora universitária, vivia rodeada de estudantes para além das horas que nos eram estabelecidas pela relação professor-aluno. Percebia que quanto mais os anos passavam, mais eu ampliava a minha rede de relacionamentos com pessoas, e posso dizer que essa rede sempre esteve a serviço do bem. Com os Feedbacks que ia recebendo passei a buscar os motivos que levavam as pessoas a querer entrar nessa experiência de conexão e pude entender que estar nessa rede seria uma oportunidade de manter-se conectado com pessoas do bem e que estariam ali sempre, para uma escuta, um aconselhamento, uma conversa desapegada de juízo de valor, um encorajamento, uma ajuda. Contudo, com o passar do tempo eu percebi que a conexão que eu havia promovido era mais uma necessidade energética minha do que das demais pessoas. Aí tudo passou a fazer sentido, era por mim e para mim!

Era o tempo presente tomando conta da cena, comprometido com o futuro e desapegado do passado. Nesse movimento, o percurso passou a fazer mais sentido do que o destino, as pessoas que foram na viagem passaram a ser mais importantes do que a viagem. E dessa forma, tenho decidido viver minha vida, importa primeiro o que é importante: a família, os amigos, as experiências, a compreensão do eu interior, a certeza de uma vida integral e feliz no agora.

Nessa nova aventura da vida, proponho-me a dedicar ao cuidado de minha família, viver intensamente cada segundo como se fosse o último dia. No ano de 2016, optei por ser Coach e, nessa investida, tenho compartilhado meu tempo e minhas experiências com pessoas que hoje buscam compreender a si mesmas. Sim, tornei-me cada vez mais protagonista da minha própria vida e isso me traz a felicidade de ensinar e ser ensinada sobre tantas coisas que ainda não sabemos e que o dia a dia trata de ensinar. Enfim, era esperado o momento em que as doze áreas da vida tivessem espaço em minha vida e esse momento chegou!

Missão de Vida da Sibeli Borba:

“Contribuir no autodesenvolvimento e na formação de indivíduos capazes de realizar com excelência os seus planejamentos de vida e projetos profissionais.”