Atualmente, a cultura do Coaching tem ajudado organizações e pessoas a atingirem seus objetivos pessoais e profissionais. A metodologia, apoiada em diversas ciências, que já é bastante difundida no meio corporativo, vem sendo adotada pelo ambiente educacional a fim de motivar equipes e alunos a aperfeiçoarem suas performances e resultados.
Num cenário de mudança rápidas, de inovações constantes, de extremas exigências e alta competitividade, a missão da escola e de seus agentes se torna cada vez mais desafiadora. Somadas a todos os desafios, a escola ainda tem de enfrentar problemas como indisciplina, falta de comprometimento, uma multiplicidade de dificuldades na aprendizagem, crenças e atitudes negativas, demandas de ordem familiar que recaem sobre a escola, dificuldades de relacionamento interpessoal, entre tantos outros.
É nesse contexto que diversas instituições de ensino têm apoiado e instrumentalizado seus profissionais a desenvolverem processos e métodos que contribuam no desenvolvimento do aluno utilizando o autoconhecimento como estratégia para promover autonomia, descoberta de talentos e potencialidades, foco, disciplina, consciência positiva, valores, etc. Atualmente, o que se pretende é que desde cedo os alunos desenvolvam uma mudança de comportamento e de atitudes, a expansão da consciência, a capacidade de discernimento e de escolha, e um protagonismo que auxilie na construção de uma vida pessoal e profissional mais assertiva e promissora.
As vantagens dessa iniciativa são percebidas em toda a comunidade escolar: professores, alunos, equipe de apoio pedagógico, equipe gestora, pais, etc.