Coaching

Empreendedorismo e criatividade

Por 4 de dezembro de 2018 Sem comentários

Para ajudar jovens empreendedores a tirarem a ideia de negócio do papel, a profissional Coach, Sibeli Borba, dá dicas sobre como criar estratégias para um negócio de sucesso.

Você tem usado o seu “Eu Criativo”? Não? Ainda não? Às vezes? Quase nunca? Então é importante começar a pensar sobre isso! A criatividade é hoje um diferencial na vida de empresas e de empresários de sucesso. Provavelmente você já deve ter ouvido histórias de vida inspiradoras e deve ter se perguntado: – Mas será mesmo possível? Tudo aconteceu assim mesmo? Para tratarmos desse assunto lembro aqui de dois de meus modelos de vida: o incrível Walt Disney e o carismático, Sílvio Santos. Dois nomes muito conhecidos e reconhecidos, não? Por isso os escolhi como modelos de inspiração em minhas áreas de Criatividade e Empreendedorismo.

Com uma história carregada de trabalho e muita dedicação, Sílvio Santos é hoje é um dos empresários mais bem-sucedidos e populares do país. De camelô a bilionário, o “homem do baú” carrega o reconhecimento de uma trajetória empresarial pautada na ética, no respeito ao público e pelas diversas pessoas que compõem as suas equipes de trabalho. Já Walt Disney tornou-se famoso por seu pioneirismo no ramo das animações com a Disney. Como Sílvio Santos, Walt Disney é um ícone da cultura popular e a partir de seu lema “Keep moving forward”, isto é, “continue seguindo em frente”, construiu um dos maiores impérios no segmento de multimídia e parques temáticos do mundo.

Qual foi então a ideia criativa desses dois empresários de sucesso?
Diferente do que estamos habituados a pensar, a criatividade não está associada àquela ideia genial que surge espontaneamente quando você menos está preparado. Criatividade depende de inspiração, e inspiração está diretamente associada ao movimento de busca e reconhecimento de ‘modelos e experiências de sucesso’ a serem estudados, compreendidos e seguidos.

Modelos de Sucesso? Sim, isso mesmo! Se buscarmos conhecer profundamente a história desses dois ícones, observaremos que eles tiveram ao longo de suas vidas estratégias e pessoas que serviram como fontes de inspiração e as mantêm próximas até hoje, de maneira física ou mental. É muito comum que nossas inspirações sejam advindas de nossos pais, avós, daquele professor da escola que era muito motivado, de um empresário bem-sucedido nos negócios que conhecemos, entre outros. Contudo, a grande maioria das pessoas que deseja ter sucesso e alcançar resultados positivos na vida não dedica tempo e atenção para avaliar sobre as forças que as movem e motivam.

Nesta dinâmica, fica fácil entender que todas as pessoas que alcançaram os objetivos desejados sabem contar e traçar, de maneira gradual ou não, uma trajetória cheia de estratégias mal ou bem sucedidas que as levaram a obter tais resultados. Você quer diz uma receita? Sim, uma receita! Pessoas criativas param de esperar a inspiração surgir repentinamente e começam a experimentar o
diferente que está a sua volta, observando as pessoas que lhe inspiram no intuito de adaptar a fórmula delas a sua própria vida. O segredo delas é aprender por meio da observação. Simples, não? Qual tal começar a observar o que e quem lhe inspira?
Para isso, ao se deparar com algumas pessoas ou trabalho que você admira, procure descobrir o que faz deles algo genial. Esteja atento! Repare! Há indícios de criatividade por todos os lugares.

DICAS PARA TIRAR SUA IDEIA DO PAPEL:

1. Identifique algo que você gosta de fazer e queira muito fazer (Ramo de Negócio);
2. Defina um propósito para se dedicar a isso (Missão);
3. Assuma 100% os riscos e a responsabilidade sobre suas escolhas (Defina Modelos/Faça Planejamento);
4. Contrate e/ou associe-se a pessoas que acreditam na sua ideia e se motivem com ela (Componha um time de vencedores);
5. Valorize a sua equipe de trabalho (Fidelize clientes internos e externos);
6. Seja coerente no planejamento e na execução do seu Plano de negócios (Atenção aos princípios administrativos);
7. Tenha um diferencial (Encante os seus clientes);
8. Tenha visão de negócio considerando o contexto envolvido (Esteja atento ao mercado e saiba aonde você quer chegar);
9. Ouça e conheça o seu cliente (Na sua empresa quem tem de fazer sucesso é o cliente);
10. Aperfeiçoe-se com o tempo (Adeque-se às demandas e necessidades dos clientes e aprimore-se).

Deixe um comentário